Publicado por: Roger Stein | 14/11/2009

Dia Nacional da Alfabetização


É isso mesmo, hoje 14 de novembro é o dia nacional da alfabetização. Segundo dados do IBGE de 2007, haviam no Brasil mais de 9,7 milhões de pessoas maiores de 15 anos analfabetas, isso era mais de 5% da população desta faixa etária. É um número muito bom se levarmos em conta que no censo de 2000 esse percentual era de quase 11%. Mas, e a igreja nesse contexto? Bom, tem muita gente trabalhando pra educar e evangelizar ao mesmo tempo. E quero deixar um exemplo que vem da Junta de Missões Nacionais (JMN), eles estão fazendo um belo trabalho no interior do Ceará.

Parcerias mobilizam projeto de alfabetização de adultos no Ceará

Alfabetizacao Social JMNMissões Nacionais, o Fundo Cristão para Crianças e a Alfalit International se reuniram, no dia 2 de setembro, para discutir a implantação do projeto Mutirão da Alfabetização nas comunidades carentes da região do Cariri, CE. O projeto, que consiste na alfabetização de adultos por meio de uma metodologia própria, já alfabetizou mais de sete milhões de pessoas no mundo.

Segundo a gerente executiva de Ação Social da JMN, Alice Carolina Barbosa Cirino, o mutirão funcionará como projeto piloto no Cariri e, mais tarde, alcançará o Vale do Jequitinhonha. A idéia é que os missionários que atuam na plantação de igrejas na região venham ser multiplicadores do projeto ou treinados como alfabetizadores.

O método de alfabetização é desenvolvido pela Alfalit, ONG americana que há mais de 20 anos atua na minimização de desigualdades sociais.O Fundo Cristão para Crianças apoiará nas questões logísticas do projeto.

Segundo dados do IBGE, o Nordeste concentra mais da metade dos analfabetos do país, sendo a maioria jovens entre 15 e 24 anos. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada aponta a baixa qualidade do ensino fundamental como uma das razões para o problema.

Para o site da JMN, clique aqui.

Anúncios

Responses

  1. Como faço pra ter esse método? ele é realmente é tudo de bom!

  2. Adeilde,

    No final do texto coloquei um link para o site da JMN e lá você poderá ter mais informações sobre este projeto.

    Fique com Deus.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: