Publicado por: Roger Stein | 07/10/2009

Santo Sudário pode ser foto de Da Vinci


Da Vinci (à esquerda) e o Santo Sudário.

Da Vinci (à esquerda) e o Santo Sudário.

Leonardo Da Vinci, um dos maiores gênios do Renascimento, pode ter sido responsável por uma das maiores fraudes da História, sugere um documentário que será exibido pela televisão britânica. A teoria partiu de uma análise de feições que atribuiu o rosto estampado no Santo Sudário não a Jesus Cristo, como de costume, e sim ao artista italiano. Os traços “sagrados” seriam, na verdade, os de um busto de Da Vinci, projetado no tecido através de uma câmera obscura – uma técnica pioneira de fotografia.

A hipótese foi levantada pela artista americana Lilian Schwartz, consultora gráfica da Escola de Artes Visuais de Nova York e famosa por ter associado, na década de 1980, o rosto de Mona Lisa ao autoretrato de Da Vinci. “Estou empolgada com isso”, disse Lilian, segundo reportagem do jornal The Daily Telegraph. “Não há dúvida, na minha cabeça, de que as proporções sobre as quais Leonardo escreveu foram usadas na criação do rosto nesse Sudário”.

De acordo com o estudo, que será exibido pelo Canal Cinco, o pano pode ter sido pendurado no interior de uma câmara obscura e coberto com sulfato de prata, substância fotossensível já encontrada na Itália do século XV. Do lado de fora, Da Vinci teria colocado uma escultura de seu próprio busto, cujos traços foram projetados, através de uma lente encaixada no buraco de uma das paredes da câmera, no tecido em questão.

A conclusão de Lilian reforça ainda mais a polêmica em torno do Santo Sudário, apontado pela Igreja Católica como o tecido que cobriu o corpo de Cristo em seu sepultamento. Análises de carbono, no entanto, afirmam que o material data da Idade Média, mais especificamente entre os anos 1260 e 1390. De acordo com o documentário, Da Vinci teria forjado o Sudário para repor uma precária versão anterior desaparecida desde 1453.

Para a professora Larissa Tracy, da Universidade de Longwood, na Virgínia, Da Vinci possuía os conhecimentos necessários para fazer a falsificação. “Ele sabia o suficiente sobre anatomia, e sobre a estrutura muscular do corpo”, afirmou Larissa, segundo o jornal. “Da Vinci tinha todas as habilidades para criar uma imagem como a do sudário. Se alguém tinha a capacidade de trabalhar com uma câmera obscura ou técnicas primevas de fotografia, era Leonardo Da Vinci”.

Fonte: Veja

Anúncios

Responses

  1. Poxa..impressionante, acredito tbm nesta farsa, afinal, a igreja católica romana é falsa!!!

  2. A Igreja católica já inventou tantas mentiras e deturpou a palavra de Deus que não me admira se tivesse também inventado esse pano pra prender os seus devotos.

  3. Com todo respeito. Mas chamo de coitados, esses que deram opiniao acima. Falta de conhecimento. Jamais a igreja inventou algo, Ela nao necessita nem mesmo do sudario para explicar algo. Alguem aqui ja tentou verificar qual seria a opiniao divina > Pense nisto pois !

    • Você precisa conhecer mais sobre o passado da igreja católica antes de opinar desta forma. É de conhecimento público que mentiras houveram, a história nos mostra um passado não muito bonito. Pergunte a Lutero!
      Entendo que queira defendê-la, provavelmente por sua opção religiosa, mas a igreja católica,no passado, já acreditou que mentiras eram necessárias para manter a fé do povo acesa e manter a sua autoridade de pé.
      Já mentiu sobre a autenticidade de objetos religiosos para comprar a fé do povo, já mentiu para condenar supostas “bruxas”, já mentiu para vender pedaços do céu na idade média. Se ão quer acreditar em mim..estude o assunto.

  4. Jane,

    Minha intenção ao colocar essa reportagem feita pela Revista Veja, não foi expor uma das mentiras da Igreja Católica. Mesmo porque as pessoas mais informadas sabem, assim como você mencionou, de vários “artifícios” que a igreja utilizou em toda a sua história para manter seu rebanho.

    Mas o que mais quero destacar é como isso foi feito num período em que não havia nem mesmo a tecnologia fotográfica. E como alguém tão importante para a história, “Da Vinci”, estava envolvido.

    Deus te abençoe.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: