Publicado por: Roger Stein | 23/09/2009

O Homem e Suas Prioridades


O salmo 128 é um salmo escrito especificamente ao homem. No versículo 3 ele afirma: ” Tua esposa…” Isso nos leva a concluir facilmente que a direção do salmo é o homem. O salmo destaca as áreas da vida de um homem que, precisam de atenção especial e, na seqüência o salmo nos traz quais os assuntos que devem ser prioridades de resolução.

Versículo 1: O homem e Deus.
Versículo 2: O homem, o trabalho e o dinheiro.
Versículo 3: O homem e a sua esposa.
Versículo 4: O homem e seus filhos.
Versículo 5: O homem e a Igreja.

É obvio que, quando dizemos que o Salmo traz a ordem de prioridade das coisas, não dizemos que por exemplo, a Igreja (v.5) seja menos importante que o trabalho (v.3), mas dizemos que o trabalho tem que estar em ordem na nossa vida para que a Igreja assim esteja.

O homem e Deus (v.1): Nenhum homem será capaz de desenvolver uma vida equilibrada, se essa vida não começar em Deus. Deus é a única e legítima fonte de toda a felicidade (bem-aventurado), por isso o salmo diz que é “bem-aventurado o homem que teme ao Senhor”. Agora, não basta temer (respeitá-Lo e saber da sua existência), temos também, que andar em seu caminho; e aqui é que muitos homens tropeçam, por não andarem em profunda obediência a toda a ordem que o Senhor traz. O problema nunca está com o falar de Deus e sim, com o nosso ouvir que, certamente, nos levará a obedecer ou não as suas ordens divinas.

O homem, o trabalho e o dinheiro (v.2): Depois de ordenarmos a vida com Deus, o próximo passo é ordenarmos a vida profissional e financeira. Deus condena a preguiça, mas o homem que trabalhar em excesso também não agradará a Deus. O trabalho exagerado rouba nosso tempo com Deus e nossa disposição para com a família, tornando-nos cansados e inevitavelmente, omissos. Um dos nossos papéis como homem é ser provedor financeiro da casa, mas esse é apenas um dos muitos papéis que temos, se nos dedicarmos somente a esse, o que faremos com os outros papéis! Outra área complicada para alguns homens é a vida financeira. No Novo Testamento temos cerca de 25% de citações sobre o dinheiro, sendo muita referência para um assunto aparentemente profano, não é? É verdade que são muitas citações, mas o dinheiro é um assunto santo, e a alusão a ele fala de sua importância. Não há espaço aqui para um estudo maior, mas gostaria de deixar algumas verdades sobre o dinheiro e o seu uso:

Dinheiro pode ser um senhor em nossas vidas. (Mt 6:24)

O desejo de riqueza ameaça nossa integridade espiritual (II Tim 6: 9,10).

Devemos viver contentes com o alimento e o vestuário (II Tim 6:8)

Para fechar este assunto gostaria de citar a escolha de Ló em Gênesis 13. Nos versículos 8 e 9 Abraão propõe uma divisão de terras e, no versículo 10 Ló faz a escolha baseada em princípios financeiros (ele era pastor de ovelhas e “viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada…”). Ló põe como prioridade as finanças e, isso o leva a aproximar-se de homens maus e grandes pecadores” (v.11-12). Isto acontece hoje ainda. Os homens que têm um coração muito próximo do dinheiro se tornam demorados em obedecer ao Senhor (Gn. 19:16). Esta demora da obediência, compromete a si mesmo e a toda família.

O homem e a sua mulher (v.3a): O texto nos ensina que esta mulher que está no interior da casa, é como uma videira frutífera. A videira produz uva que, por sua vez produz vinho, que em algumas passagens bíblicas simboliza alegria. Esta mulher que está dentro da casa, e com prazer realiza as coisas próprias da casa (maternidade e ser boa dona de casa). Um homem que possui tempo gasto com Deus, uma vida de trabalho e finanças organizadas, terá com certeza uma mulher feliz dentro de casa. Falta aos homens, a clareza de que, parte do bem estar das nossas esposas está ligado à nossa atitude diante da vida.

O homem e seus filhos (v.3b): Os filhos são comparados a rebentos da oliveira. A oliveira produz oliva que produz o óleo, que simboliza a unção de Deus sobre as pessoas. Quando é citado no salmo como estando “à roda de sua mesa” a palavra esta falando de comunhão. O que fazemos à roda da mesa? Ceiamos! Ceia fala de comunhão, ou seja, quando a palavra fala dos nossos filhos está sugerindo que nós vamos repassar o amor e conhecimento que temos do Senhor à medida que mantivermos comunhão com os filhos. Que tragédia é hoje o uso demasiado da TV; o trabalho exagerado ou as atividades que nos roubam dos filhos. Nunca repassaremos aos filhos a intimidade que temos com o Senhor, se não tivermos comunhão com eles.

O homem e a Igreja (v.5): No versículo 4 nos é dito como um homem é abençoado. Hoje, muito irmãos correm atrás de serem abençoados, mas o salmo diz: “… eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor”. Como? Temendo e andando com o Senhor (v.1), trabalhando para comer (v.2), ajudando a esposa a ser alegre com a função que Deus determinou para ela (v.3), e gastando seu tempo com os filhos (v.4). Nisto está a certeza de um homem abençoado.

O versículo 6 nos diz do homem com a Igreja, observando que no versículo 3, a cidade de Jerusalém representa a igreja no Novo Testamento. Diz o texto: “…para que vejas a prosperidade de Jerusalém…”, ou seja, quando um homem coordena sua vida com Deus, com o trabalho e as finanças, com a esposa e filhos a Igreja prospera. A Igreja é constituída de famílias, e se as famílias da Igreja forem sadias, toda ela será sadia, assim como o inverso também se constituirá em grande verdade.

Que o Senhor permita que sejamos homens que ordenem sua vida pessoal, e sua vida familiar para que a Igreja reflita a pessoa do Senhor Jesus.

Por César Coneglian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: